Se você acha que precisa de muito investimento para conquistar mais clientes, está enganado. O professor Carlos Alberto Oristânio, coordenador do curso de Estética e Cosmética da Universidade Cruzeiro do Sul, selecionou dicas de marketing bem práticas para aumentar o movimento em seu salão e consequentemente o seu lucro. Vem ver!
Um consumidor satisfeito sempre traz retorno para o salão. “Ele se encanta com o atendimento e acaba voltando em busca de seus serviços. Cada vez que um profissional consegue conquistar a fidelidade de um novo cliente está praticando o chamado marketing de relacionamento”, comenta o professor sobre conquistar mais clientes.
Informar o orçamento e os detalhes de todos os serviços antes de executá-los. “Isso encanta e fideliza o cliente, além de melhorar a imagem do estabelecimento”, diz.
Muitas marcas disponibilizam parcerias importantes para o salão e para os profissionais. Aproveite a parceria com fornecedores e ofereça pacotes de beleza com um preço menor para quem vier aquele dia. “Entre em contato com consultores de beleza e saúde e promova palestras com temas envolventes para seus clientes. Faça divulgação aos clientes associando o salão com a marca”, ensina Carlos. Ele indica ainda parcerias com o comércio da região, empresas, escolas e academias oferecendo algo em troca da divulgação.
Divulgue seu trabalho para conquistar mais clientes. Use os meios que estiverem ao seu alcance: jornal, revistas de bairro, outdoor, banners, etc. “Utilize a internet e faça uma fan page para se relacionar com clientes. Invista em marketing digital para divulgar o seu trabalho, é mais rápido e barato que as mídias tradicionais”, compara.
Os salões e os profissionais querem cada vez mais atrair clientes novos e esquecem muitas vezes de manter seus próprios clientes. Qualquer cliente gosta de ser valorizado e lembrado. “Por isso, mantenha o relacionamento com o seu público. Fazer brindes ou kits e enviá-los em datas especiais e no aniversário é uma das alternativas eficazes para manter o seu cliente fiel”, diz.
Segundo Carlos Oristânio, o Instagram é a rede social perfeita para cabeleireiros porque o profissional pode postar fotos e vídeos de seus trabalhos. “Os clientes também podem interagir pelos comentários e compartilhar suas postagens, aumentando o raio de alcance delas”, avalia.
Corte com Visagismo, maquiagem definitiva, procedimentos capilares e estéticos, unhas em porcelana ou gel, colorações diferenciadas. “Muitas pessoas buscam por esses procedimentos exclusivos que nem todos os salões oferecem. Invista em você e nos seus profissionais, aprenda novas técnicas e ofereça às suas clientes serviços exclusivos”, destaca.
Use o WhatsApp exclusivamente para o salão e deixe uma pessoa para prestar atendimento por essa plataforma, estreitando assim o relacionamento com seus clientes. “Essa forma de marketing para salão de beleza é bastante efetiva, pois faz com que seu salão se aproxime dos clientes, e preste um atendimento personalizado”, explica. Você pode usar o WhatsApp para agendar ou confirmar horários, divulgar conteúdos curtos de trabalhos e fazer promoções, por exemplo, desconto ou um serviço gratuito para as 10 primeiras pessoas que marcarem horário, em determinado dia, pelo WhatsApp.
Crie eventos diferenciados, por exemplo, dia da beleza, dia da manicure, dia da hidratação, etc. Outra dica é organizar comemorações durante o ano, como Festa Junina, Páscoa e Carnaval. Convide amigos, familiares e a comunidade para o seu salão para eventos. Se você tem um amigo ou cliente que vai se casar, convide-a para fazer parte de suas festividades antes do casamento em seu salão.
No seu cardápio de serviços, procure oferecer algo que o diferencie de outros profissionais e salões de beleza. “Invista no público masculino que consome cada vez mais procedimentos capilares. Crie um ambiente especial para atendê-los e se não for possível pense em horários e profissionais exclusivos para eles”, recomenda.
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