Lavagem reversa: conheça a técnica para cabelos oleosos

Dá-lhe Brasil! Pâmela Tomé é a nova embaixadora de Kérastase
8 de janeiro de 2019
Quebrei, e agora? Como dar a volta por cima e recuperar um negócio
10 de janeiro de 2019
Exibir tudo

Aprenda como fazer e para quem é indicada a técnica que reduz a oleosidade e dá volume ao cabelo

O que é lavagem reversa

Também chamada de pré-poo, a lavagem reversa é uma técnica que consiste em nada mais do que aplicar o condicionador antes do shampoo na hora da higienização dos cabelos, modificando assim a ordem convencional de se lavar os fios. “O principal objetivo da lavagem reversa é combater o aspecto pesado e oleoso que os condicionadores de fórmulas muito concentradas causam principalmente nos cabelos finos”, explica Ely Araújo, hair dresser do Lefil Beauty, de São Paulo (SP).

Para quem a lavagem reversa é indicada

Geralmente quem se beneficia com a lavagem reversa são pessoas com cabelos finos, que desejam conferir textura e volume aos fios, além de reduzir a oleosidade.

Para pessoas com fios grossos, secos, cacheados e ondulados, essa técnica não é indicada, pois pode causar ressecamento, frizz, excesso de volume e opacidade nos fios. “Isso porque a função do shampoo é higienizar os cabelos e o couro cabeludo, enquanto a função do condicionador é fechar as cutículas e escamas dos fios, ajudando a manter os nutrientes e, consequentemente, evitar o ressecamento. Quando você alterna o uso destes produtos, as cutículas permanecem abertas após o uso do shampoo, o que remove a camada natural de proteção do fio, tornando-o ressecado”, explica a especialista Ely Araújo.

Entretanto, de acordo com a hairdresser do Lefil Beauty, a lavagem reversa não é para ser feita todos os dias, pois pode prejudicar a hidratação dos cabelos e ainda aumentar a produção de óleo pelo couro cabeludo. Por isso, o ideal é realizar a lavagem reversa em dias intercalados.

Como fazer a lavagem reversa

De acordo com a cabeleireira, é preciso iniciar molhando os cabelos e, em seguida, aplicar, somente nas pontas, um condicionador específico para esta finalidade, ou seja, que possua menos óleo e elementos hidratantes em sua composição. “Após essa etapa, enxágue bem os fios para remover os resíduos de condicionador e então aplique o shampoo somente na raiz dos cabelos, massageando o couro cabeludo e deixando que a espuma escorra pelas pontas para higienizá-las. Por fim, enxágue novamente os fios com água morna ou fria”, completa a especialista do Lefil Beauty.

Para finalizar, Ely sugere que em cabelos com raiz oleosa e pontas ressecadas seja aplicado um leave-in somente nas pontas após a lavagem.

Os comentários estão encerrados.