Assim como a barba que dominou o visual masculino nos últimos anos, o bigode também está ganhando adeptos. A moda ainda não pegou com força total, mas avança de forma tímida principalmente entre os mais jovens. “Observamos que o seu uso cresceu bastante, sendo, inclusive, aderido por artistas e astros do futebol mundial. Ele virou tendência, além de deixar o homem mais charmoso e masculino”, comenta Renato Lima, diretor de marketing da Barba Urbana.
E assumir o bigode é ter atitude e requer cuidados específicos. “Sendo assim, não vejo uma tendência específica. O lema é: ‘Adote um e divirta-se com ele’”, avalia.
Mesmo sem um estilo particular em alta, Renato destaca dois tipos em alta: o clássico Chevron e estiloso Handlebar. “Um velho tipo de bigode voltou com tudo entre os barbudos e descolados que é o Handlebar, termo inglês que significa guidão. Esse tipo predomina os fios alongados, com as pontas enroladas”, explica.
Já o Chevron, é o famoso estilo usado pelo cantor Freddie Mercury. É volumoso e largo, cobrindo quase toda parte superior dos lábios. “É sem dúvida, um dos mais comuns e fáceis de manter”, diz.
Independente do estilo escolhido, o diretor de marketing da Barba Urbana ressalta a importância de adotar uma rotina de tratamento para ter um bigode de respeito.
Para isso, há ceras especiais, shampoo e balm (ambos para barba). “A cera permite que modele o bigode ao longo do dia, além de garantir mais textura ao mesmo, sem deixá-lo pesado. A da Barba Urbana, por exemplo, hidrata, modela, fortalece os pelos e confere uma aparência natural”, explica. O produto é especialmente indicado para versões mais estilizadas que precisam manter os fios no lugar, como no caso do Handlebar.
Além dos produtos, outra rotina indispensável é visitar o barbeiro, pelo menos, a cada 15 dias. “Sendo essencial para manter o bigode com uma aparência legal e com tudo no lugar. Apenas um aviso: adotar um significa assumir a responsabilidade por ele e, acima de tudo, você precisa ser convincente”, conclui.
Fotos: Divulgação / Gillette