Parcerias entre profissionais e marcas

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Descubra como a associação de cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais com grifes de beleza incrementam a carreira e movimentam o setor

Imagem: Moondance por Pixabay

Não é de hoje que a associação entre profissionais de beleza e marcas de cosméticos e equipamentos acontece. A união de forças entre cabeleireiros e maquiadores e a indústria gera uma troca importante para o desenvolvimento de produtos que atendam, cada vez mais, às expectativas de todos. “Quem chega ao salão hoje, sabe muito mais sobre a realização de serviços e funcionamento de produtos do que há alguns anos. Conhece ativos, acompanha as novidades por redes sociais, testa uma infinidade de itens e se preocupa com questões como saúde, bem-estar e sustentabilidade. Se a indústria pode colaborar com o conhecimento técnico, o profissional contribui com sua coleta diária de informações vindas de diferentes clientes e com necessidades e desejos específicos”, explica o consultor de empresas Marcos Rodrigues, de São Paulo.

Como embaixadores, educadores, consultores ou até assinando linhas de cosméticos, cabeleireiros e maquiadores participam de todo o processo de fabricação dos produtos que defendem. “A indústria precisa dessas parcerias, tanto para o desenvolvimento quanto para agregar valor à marca. Existe uma hierarquia lógica no mercado profissional, em que são lançados os itens inovadores e de tecnologia de ponta. Aí eles são avaliados como performance (profissionais) e relevância (público). Quando aprovados na primeira categoria (mais cara), eles vão para uma segunda um pouco mais em conta, mas ainda premium. E, finalmente, seguem para o que é disponibilizado na prateleira do supermercado e com preço mais popular”, comenta o consultor Rui Mendes, da Negócios e Beleza.

Segundo Rui Mendes, essas associações tendem a continuar e ganhar força. “Gostaria de ver mais o protagonismo do expert nesse mercado. Tanto ele quanto o comércio e as marcas só têm a ganhar com a ampliação dessas parcerias. A indústria tem total consciência do valor dessa união, mas profissionais e donos de salão precisam considerar e dar mais atenção ao assunto. Na Europa, por exemplo, muitos estabelecimentos (não necessariamente de grande porte) e todas as redes têm grife própria em parceria com a indústria ou por contratação. Já no Brasil, mesmo sendo um dos maiores do mundo em vendas de produtos haircare, isso pouco é difundido”, afirma o diretor da Negócios e Beleza.

Um dos hairstylists que já se uniram a grifes de beleza é Sylvio Rezende. “Os convites de empresas para parcerias com cabeleireiros e maquiadores não são novidade lá fora. Aqui, eram mais direcionados a artistas famosos, que estampavam seu rosto em uma campanha. Hoje, as marcas têm buscado o profissional que entende melhor seu público. Em geral, somos escolhidos pelo nosso histórico, pela credibilidade junto ao consumidor, pelo conhecimento adquirido e pela atualização constante. É uma grande oportunidade de crescimento e acredito que vale investir na ideia. Mas saiba que associar-se a uma empresa é algo sério. Os dois lados precisam ter valores alinhados. E o profissional precisa cuidar bem, seja no salão ou em redes sociais, da imagem que pretende vender”, ensina.

Rodrigo Cintra é outro profissional que assina parceria com uma marca de beleza, a Olenka Cosméticos. Sua atuação junto à empresa vai além de embaixador ou garoto-propaganda. Ele participou do nascimento da marca. “Eu acompanho todo o desenvolvimento dos produtos, das decisões do que será lançado e direcionamento da marca. Considero um grande desafio na carreira, pois não se trata apenas de colocar minha cara no catálogo e divulgar em redes sociais que uso os cosméticos. E não é só usar um item como inspiração para novos lançamentos, é melhorar o que ainda pode ser melhorado. Por isso, é necessário um trabalho muito próximo com a equipe de químicos. No entanto, é uma grande satisfação quando vejo um produto, do qual participei do nascimento, sendo bem recebido no mercado e vendendo bastante”, comemora.

Texto original de Françoise Gregório publicado na Cabelos&Cia 278

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