10 passos para ter cachos lindos e definidos

Quanto mais natural, melhor: beauty artisans propõe harmonia entre corte, cor e textura
Cabelos com harmonia entre corte, cor e textura
10 de julho de 2018
Os segredos do estilo barbudo de Felipe Titto
Os segredos do estilo barbudo de Felipe Titto
12 de julho de 2018
Exibir tudo
10 passos para ter cachos lindos e definidos

Ter cachos lindos e definidos requer cuidados especiais. Conheça os 10 passos fundamentais para atingir esse objetivo e desfilar uma cabeleira de dar inveja!

Lindos, os cachos precisam ser bem tratados – e receber os produtos certos. Para ter cachos lindos e definidos, basta seguir algumas regras básicas. Quem ensina é o cabeleireiro Amauri Guedes, hairstylist e proprietário da marca AG Hairdresser, que tem unidades em Ipanema e na Vogue Square, no Rio de Janeiro.

 

1- Como deve ser cuidado?

O cabeleireiro deve identificar alguns fatores primeiro. “Se tem química ou se estão danificados com o uso de pranchas, aparelhos de cachear e secadores. Estes equipamentos, com o uso contínuo, ressecam ainda mais os fios. Outra dica é verificar o tipo de cacho. Somente um profissional especializado dirá o tipo de tratamento apropriado. Temos hoje no mercado vários produtos capazes de recuperar, controlar o volume e trazer aquele brilho, além de definir”, comenta o expert.

2- Qual tipo de pente e escova usar?

“Gosto muito da combinação de madeira. Os dentes largos permitem que você desembarace os cachos sem desmanchar a forma deles. Principalmente depois de fazer cachos com modeladores”, diz.

3- Como deve ser a água do banho ou lavatório?

O ideal é usar fria ou levemente morna. “A água quente acaba por ajudar a comprometer a saúde dos fios, estimulando a oleosidade do couro cabeludo, contribuindo ainda mais para o ressecamento”, explica.

10 passos para ter cachos lindos e definidos

4- Vale a pena usar produtos no e low poo?

A tendência está com tudo no Brasil. “A técnica low poo (pouco xampu) é um método de lavagem capilar que se propõe a cuidar dos cabelos de forma mais natural possível. O movimento Slow Beauty tem como objetivo diminuir o uso de cosméticos com componentes químicos e sintéticos. A proposta do no poo e low poo é a mudança de hábito no momento de lavar. Com isso, respeita e mantém a gordura natural do couro cabeludo, sem retirar dos fios a proteção e o equilíbrio da hidratação natural necessária”, comenta Amauri Guedes.

5- Quais os produtos mais indicados para cacheados?

Para ter cachos lindos e definidos, o melhor mesmo é investir em um bom leave-in ou creme para pentear. “Eles eliminam o frizz, definem o cacho, controlam o volume e mantém o cabelo hidratado e selado.” É importante lembrar que cada tipo de cacheado tem suas próprias características e cuidados especiais. “Determinados produtos à base de óleos vegetais, como o de coco, são ricos em ácidos graxos e cuidam diretamente da saúde do córtex. Eles resgatam a elasticidade da fibra capilar e previnem a quebra”, exemplifica.

6- Qual o melhor tratamento?

Depende do tipo e da textura dos fios. Os cachos mais suaves necessitam de maior proteção antioxidante. Neste caso, deve-se usar produtos que tenham como ingrediente ativo o extrato de tamarindo, que hidrata, condiciona e protege. “Os cachos mais soltos precisam de definição e fortalecimento. Normalmente, são mais finos e complicados de pentear, pois embaraçam com facilidade. Eles também precisam de lubrificação mais uniforme, definição de cachos e força. Recomendo aqui óleos, que são bem-vindos.” Os cachos mais intensos precisam de muito mais hidratação, pois são mais fechados. Aqui, aposte em óleo de coco, girassol, argan e abacate, que proporcionam condicionamento, brilho e nutrição. “No geral, duas hidratações semanais, intercalando com uma nutrição e uma reconstrução mensal, fortalecem os fios”, recomenda.

7- Secador em excesso é prejudicial?

Sim, usado em crespos ou cacheados pode causar frizz e também uma perda, mesmo que temporária, da definição dos cachos (a fitagem). “O mais aconselhável seria usar com difusor. Ele proporciona uma distribuição melhor do ar e você deixa os cachos mais arrumadinhos. Uma dica: deixe o cabelo secar um pouco naturalmente antes de usar o difusor. E sempre com um produto de proteção térmica”, diz.

8- Qual tratamento deve ter um cabelo crespo com coloração e descoloração?

Para este cabelo, devemos ter três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. “Os descoloridos ficam mais fragilizados. Experimente a técnica pré-poo, para proteger as pontas”, recomenda. Para isso, use uma boa quantidade de um produto mais hidratante ou oleoso nas pontas e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar tudo e em seguida aplicar o xampu para a limpeza. “Na hora da aplicação, o truque é passar xampu apenas no couro cabeludo e massagear bem com a pontinha dos dedos. Faça movimentos de dentro para fora”, ensina Amauri. O condicionador ajuda a selar as cutículas e deixar o cabelo mais macio e brilho. Mas ele deve ser aplicado por último, depois da hidratação, nutrição ou reconstrução.

9-  Como deve ser a finalização para não ficar nem seco nem oleoso?

Existem vários tipos de produtos, com tecnologias específicas e adequadas a todas as texturas capilares. Desde versões mais fluidas, como o spray, até outras densas, como óleo e cremes. “Estas últimas são mais ideias, pois dão forma aos cachos, além de hidratar proporcionando brilho e redução do frizz. O ideal é aplicar quando o fio ainda está úmido, mecha a mecha, do comprimento às pontas, em forma de caracol. Evite passar no couro cabeludo para não deixar a raiz oleosa, com aspecto pesado e acúmulo de resíduos.”

10- Uma dica caseira?

“Coloque mais ou menos 100 ml de água filtrada no borrifador. Acrescente uma colher de sopa de um creme de pentear de textura fluida e adicione, também, um pouquinho de óleo. Pode ser de coco. Feito isso, borrife a mistura no cabelo para revitalizar os cachos que ainda persistirem em ficar ressecados ou indefinidos”, completa.

Foto: Pixabay e Shutterstock

Os comentários estão encerrados.