Estratégias para mudar seu comportamento e ter sucesso no salão de beleza

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Modificar suas atitudes impacta diretamente nos negócios, descubra como

Imagem: Pixabay

O autoconhecimento é essencial. Refletir sobre seus defeitos e qualidades, saber seus limites e reconhecer seus erros e corrigi-los é mais do que necessário. Isso vale para todos os setores da vida: o pessoal, o profissional e o financeiro.

Diariamente, você escolhe seguir por um caminho e, na maioria das vezes, o processo é inconsciente. Aí está o problema. Não pensa antes, simplesmente vai fazendo sem se dar conta do que isso acarretará. Por exemplo: acabou OX e pó descolorante no estoque, e aquela cliente agendada há dias para fazer luzes chegou. Ao verificar a falta dos produtos, sai correndo – por app demoraria muito – e compra no primeiro lugar que encontrar. Conclusão: além de pagar o dobro pelos itens, o serviço não sai conforme o esperado. O que vai se repetindo por dias e meses com outras coisas, como café, açúcar, papel higiênico… E quando esquece de quitar os boletos, pagando juros e multas?

Apagar incêndios como esses, sem dúvida, tira o foco do atendimento ao cliente. A pessoa percebe tudo e vai cansando… até que resolve mudar de salão! As perdas vão sendo sentidas no final do mês, quando vê que as contas não fecham. Aqui entra outra questão: você usa uma conta só para os gastos pessoais e do salão? Se for isso, dificilmente conseguirá responder como está o seu financeiro e quanto custa para abrir o espaço de beleza todos os dias.

Imagem: Pixabay

Para modificar essa realidade, é imprescindível começar a agir. Veja algumas estratégias:

1.Identifique as mudanças que precisa fazer, e faça!

Nada é fácil na vida. Então, pare e pense sobre suas decisões e atitudes e se organize. Como planejamento é fundamental, crie uma rotina de trabalho e a siga rigorosamente. A força de vontade é fundamental para sair da zona de conforto e evitar que seu dinheiro continue a sair pelo ralo. Se não conseguir identificar os problemas e o que fazer, “grite”, e contrate um consultor. Pesquise antes da contratação, porque o desespero nessa hora também não é saudável.

2.Desenvolva rotinas de trabalho para a equipe

Ao encontrar o que precisa mudar, fica mais fácil enxergar os “vícios” de profissionais e funcionários que atrapalham o bom atendimento e impactam diretamente no seu financeiro. Se o gestor tem que mudar, a equipe também. Mais uma vez, pare e pense. Faça anotações no “caderno das mudanças”: recepção, limpeza, cabeleireiros, manicures, manobrista etc… Anote tudo, reflita sobre as tarefas atuais, desenvolva a nova rotina e aplique. Com as mudanças de comportamento de todos, o “ralo” certamente fechará.  

3.Reconheça que você é um só

Após verificar quais as mudanças necessárias, dependendo do tamanho e do movimento do salão, você deve perceber que, como gestor, quando também é o profissional de maior faturamento, jamais conseguirá desenvolver uma rotina na qual consiga fazer tudo. Nesse caso, a solução é contratar um gerente. Sim, porque você precisa focar no serviço e no atendimento. É humanamente impossível administrar tudo sozinho, e uma economia ilusória não contratar. Mas isso não significa largar a mão dos negócios, hein? Lembre-se de que, como gestor, sua obrigação é acompanhar o trabalho do gerente.  

Artigo de: Rebeka Borges, consultora e coach em gestão de pessoas

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