6 regras para alcançar sucesso no salão

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Quer saber os segredo para se dar bem profissão e no seu salão? Acompanhe táticas infalíveis que irão turbinar sua carreira, seu empreendimento e sua vida!

 1 Incremente o currículo e valorize seu passe

Fazer um bom curso profissionalizante é o ponto de partida para quem deseja ser um expert em beleza. Ele é a base da formação, mas deve ser seguido por atualizações constantes. Nada de parar no tempo! Na lista de atividades recomendadas estão: assistir a aulas específicas, como de penteados e maquiagem de noivas, e cursar pós-graduações oferecidas a quem tem diploma do ensino superior.

 2 Controle seu trabalho e fidelize a cliente

Não adianta apenas executar um serviço impecável, com habilidade e segurança de mestre. É preciso manter contato constante e próximo à clientela, saber sua opinião sobre o atendimento, segui-la de perto no salão e fora dele. Como faz o hairstylist Robson Trindade, do Red Team, de São Paulo, com um método que ele chama de control on the nail, que significa “acompanhar a cliente na unha”. “Na primeira visita ao salão, fotografamos o cabelo em diferentes ângulos. Depois do procedimento, fazemos novas imagens. Para completar, pedimos que ela envie selfies pelo WhatsApp no dia seguinte, após acordar e em diferentes ambientes. Tudo para ver se o tom ou o corte estão bons, por exemplo, ou se há necessidade de fazer algum ajuste”, explica ele. Esse relacionamento próximo garante o monitoramento do corte e a consequente fidelização.

3 Avaliação dos serviços

Sabe a velha caixinha de sugestões? Pois ela é uma boa ferramenta para saber a opinião dos frequentadores do salão sobre os trabalhos realizados, o atendimento, o comportamento dos profissionais, as condições do ambiente… Ela deve estar visível e, ao final de cada serviço, diga à cliente que sua opinião é bem-vinda. Também vale a pena colocar um formulário de satisfação no site da empresa e usar o telefone para um contato mais pessoal. “Estabeleça a periodicidade (a cada 15 dias, por exemplo) e entre em contato com a clientela mais recente para uma conversa rápida. Seja honesto e mostre que a prioridade é prestar um bom atendimento. Isso gera proximidade e confiança e estimula a pessoa a voltar”, comenta o consultor Rui Mendes, do Negócios e Beleza. A partir das informações coletadas, busque as soluções para os possíveis problemas encontrados.

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Loja do Eron Creative Salon, em São Paulo

 4 Monte sua lojinha e fature mais

Revender xampus & cia deve fazer parte do processo de atendimento, que é composto por um bom diagnóstico, uma experimentação agradável no lavatório e a valorização do resultado na bancada do cabeleireiro. Isso permitirá ao cliente reviver a experiência em casa. Mas de nada adianta investir nos cosméticos e não expô-los adequadamente ou conhecê-los a fundo. Segundo Sônia Nesi, do Rio de Janeiro, é fundamental trabalhar com marcas de qualidade e deixar os produtos ao alcance da pessoa. “Sempre explique sobre o que está usando durante um procedimento, fale dos diferenciais e das vantagens em relação a outros. E tente fechar a venda na hora em que ela estiver pagando”, completa a hairstylist.

5 Para arrasar nas vendas

Na hora de montar sua lojinha no salão, saiba que o ideal é a área da recepção (para atrair tanto na entrada quanto na saída da cliente!) e do lado direito, que proporciona maior atração visual. Já a distribuição dos produtos deve ser feita por linhas e marcas (sempre de boa qualidade, vale lembrar!). Os preços, por sua vez, têm de ser legíveis e localizados na parte inferior direita de cada cosmético exposto. Para destacá-los, aposte na iluminação: a luz fria (branca) aumenta a visibilidade, a quente (amarelada) revela detalhes. Conforme o Sebrae, pequenos itens, novidades e promoções são comprados por impulso e devem, preferencialmente, estar próximos ao caixa. Quanto às liquidações, o prazo limite para elas é de 30 dias, pois, acima desse período, deixam de ser atrativas.

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Workshop sobre barba da Pivot Point

 

6 Fique atento a agenda!

Participar de feiras e congressos também auxilia na construção de uma carreira sólida. Assim, você estará sempre ampliando seu repertório de conhecimento e atraindo clientela que supervaloriza os profissionais antenados. No Brasil e no exterior, há feiras, congressos e cursos que merecem ser conferidos. Os eventos, além de apresentarem novidades do mercado e técnicas revolucionárias, têm espaço para shows e workshops. Já os cursos de especialização favorecem o crescimento profissional e pessoal.

Texto: Annamaria Aglio
Fotos: Shutterstock e divulgação

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