Especial Educação: programas que unem aprendizado e ações sociais

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Na segunda parte do nosso Especial sobre os novos rumos da educação de beleza no Brasil você confere três programas que unem aprendizado e ação social. Vale a pena ver e se inspirar!

VENCENDO O PRECONCEITO

Uma das turmas de formandos do Beleza em Todas as Suas Formas

A associação de duas instituições – a AlfaParf Group e o Instituto Meta Social – tem permitido a inclusão de jovens e adultos com Síndrome de Down e outras limitações intelectuais no mercado de trabalho. Em dois anos, foram 12 turmas (São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Lages (SC), Manaus e Fortaleza) e 72 pessoas habilitadas para atuar como assistentes de cabeleireiro, aprendendo a recepcionar a cliente, organizar o carrinho e a bancada, enfim, dar apoio ao hairstylist.

Depois de quatro meses, começam os estágios em salões parceiros

Esta é apenas uma breve apresentação do projeto Beleza em Todas as Suas Formas, que tem o ator Murilo Rosa como padrinho. O Beleza vai muito além. A metodologia de ensino é pioneira, com vídeos, imagens e falas específicas para esse grupo, que participa de aulas teóricas e práticas durante quatro meses. Após esse período, os alunos passam por testes e são encaminhados para estágio em salões parceiros da AlfaParf. “O aprendizado é dinâmico, capacita esses jovens a exercer a atividade com segurança e garante sua interação com outras pessoas, desmitificando a limitação intelectual e estimulando a formação de uma nova mentalidade social”, comemora Kátia Coutinho, diretora de marketing da Yellow Brasil (AlfaParf Group) e coordenadora-geral do projeto. 

O hairstylist Roberto Martins é um dos que abraçaram o projeto do bem

Vale dizer que todos os alunos formados já atuam de forma independente nos espaços de beleza. Para saber mais, acesse www.belezaprojeto.org.

Trabalhando com emoção
Receber um formando do Beleza em Todas as Suas Formas supera as expectativas, dos profissionais aos alunos. Roberto Martins, do Salão dos Gêmeos, no Rio de Janeiro, por exemplo, garante que a presença dos estagiários especiais torna a equipe mais unida e agrada aos clientes. “A gente pensa que sabe amar até o dia em que convive com um jovem com Síndrome de Down. Eles se entregam, são fiéis aos seus sentimentos, sem medo, sem jogo, sem se esconder. E entender que é possível fazê-los participar do mercado de trabalho como membros da sociedade é incrível!”, resume o hairstylist.

TRATANDO A AUTOESTIMA

O maquiador Anderson Bueno ensina as mulheres a utilizar o make-up a seu favor

Com mais de 20 anos de carreira, Anderson Bueno é especialista em make-up teatral e caracterização. Costuma assinar a maquiagem de espetáculos dirigidos por nomes de peso, como Miguel Falabella (Hairspray) e Harold Prince (O Fantasma da Ópera), só para citar dois. Também ministra cursos, palestras e workshops pelo Brasil e pelos Estados Unidos e já recebeu inúmeros prêmios, como o de Melhor Maquiador em Artes Cênicas da CABELOS&CIA, em 2012, e o Avon de Maquiagem 2010 pelo musical A Gaiola das Loucas.

Sala pronta para as aulas de automaquiagem

Somado a esse currículo, há mais de dez anos participa de projetos de responsabilidade social, dando aulas de automaquiagem para pacientes em tratamento quimioterápico em hospitais paulistanos, do Sírio Libanês ao Vila Nova Cachoeirinha. Recentemente, Anderson Bueno firmou parceria com a ONG Quem Ama a Mama, fundado em 2011 e coordenado pela dra. Rosângela Pinheiro, e deve participar de várias ações – uma delas, aliás, aconteceu na Hair Brasil desse ano. “Assim que conheci a dra. Rosângela, encantei-me pelo seu trabalho e comecei a palestrar para mulheres em processo de quimioterapia”, comenta o beauty artist.

Adriana Lessa, a paciente Patrícia Oliani, Anderson e Rosângela Pinheiro

As conversas incluem dicas de make-up e dos melhores produtos para essa fase, como os hipoalergênicos, os que contêm filtro solar e alta intensidade de hidratação. “De maneira descontraída, mostro também diferentes estilos de peruca que podem ser adotadas mesmo por quem não precisará raspar a cabeça. É gratificante incentivar essas guerreiras a usarem a maquiagem como aliada para manter a autoestima elevada!”, conta ele.

Quem ama a mama
Organização independente e sem fins lucrativos, o Instituto Quem Ama a Mama foi fundado em 2012, em São Paulo, pela fisioterapeuta Rosângela Pinheiro, especializada em oncologia. Seu objetivo é apoiar as mulheres que enfrentam o câncer de mama no âmbito psicológico, fisioterapêutico, jurídico e nutricional, além de promover oficinas e cursos que facilitam a inserção e/ou retorno ao mercado de trabalho. Veja em nosso site a entrevista exclusiva com a médica.

PROTEGENDO A VIDA 

As aulas do projeto De Bem com Você vão além de dicas de beleza e moda… Há troca de experiências

Um dos projetos do Instituto Abihpec, o De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer, espera atender mais de 2 mil pacientes neste ano e chegar a 2020 com 20 mil mulheres beneficiadas. Inspirado no internacional Look Good Feel Better®, o programa busca elevar a autoestima de quem passa pelo processo de quimioterapia. Para tanto, promove oficinas em hospitais de vários Estados brasileiros, nas quais são oferecidas dicas de como se maquiar e usar lenços, turbantes e diferentes modelos de peruca, de maneira leve e divertida. “Além das orientações passadas pelos voluntários, acontece naturalmente uma integração entre as participantes.

Todas as participantes das oficinas levam brindes para casa – e um sorriso no rosto!

Durante aquele momento lúdico, elas trocam experiências, superam juntas algumas barreiras (como a eventual vergonha da cabeça raspada e do uso da peruca) e concluem as oficinas felizes”, comenta Claudio Viggiani, presidente do Instituto Abihpec. Segundo ele, a transformação vai além da mudança visual. “Por diversas vezes nos deparamos com mulheres que chegam tristes, mas saem com um sorriso e um brilho especiais. Isso é muito gratificante para nós”, conclui.

As participantes aprendem a cuidar do visual e a vencer barreiras

Raio-X do Instituto
Fundado em 2013, o Instituto Abihpec é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) para canalizar projetos da área de responsabilidade social do setor de beleza. Promove, principalmente, a disseminação de informação e de cuidados paliativos e assistência social aos portadores de câncer ou pessoas cometidas por doenças graves e que tenham impacto em sua aparência. Confira mais projetos em www.abihpec.org.br.

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