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Saiba quais são os primeiros passos para abrir uma barbearia

Se você quer investir no segmento, fugir da crise de criatividade e tornar seu empreendimento um ponto de referência no mercado masculino, acompanhe os passos a seguir.

1.Faça um bom planejamento
Relacione vantagens, desvantagens e a verba destinada ao projeto. Depois, pense no local ou se será necessária uma ampliação do espaço que já possui. Em ambos os casos, é preciso considerar gastos com reformas, material de construção e mão de obra qualificada, além dos equipamentos e móveis profissionais. Considere ainda preço de aluguel, condomínio, visibilidade do ponto, se há estacionamento e concorrentes na região. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a localização é determinante para o sucesso e também responsável pelo fechamento da empresa em menos de quatro anos. Se a proposta for simples para um ponto em bairro elegante, a chance de não dar certo é grande.

2.Dê atenção à burocracia
Registre a empresa e sua marca e contrate um contador. O primeiro passo é escolher o nome e verificar na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de seu município se já está no domínio de outra pessoa. Vale, ainda, patentear a grife no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Entre os documentos que precisará para abrir firma estão cópias autenticadas de RG e CPF dos sócios, contrato social, capa de registro na Junta Comercial ou cartório, ficha de cadastro nacional e pagamento de taxas. É importante, ademais, ter um alvará de funcionamento, obtido na prefeitura, administração regional ou na Secretaria Municipal da Fazenda mediante apresentação de laudo de vistoria.

3.Defina a estrutura
O tamanho físico varia muito de acordo com os serviços ofertados e com a sofisticação do ambiente – 33 m² é o espaço mínimo necessário para uma barbearia sem recepção, mas com poltronas de espera, um banheiro de 4 m² e depósito de materiais com 2 m². Coloque um aparelho de TV ou música ambiente, uma iluminação apropriada ao tratamento, cadeiras básicas de barbeiro, um lavatório, armários e acessórios em geral, espelhos fixos e de mão. Para cada assento, é necessário ter uma máquina de cortar cabelo, uma tesoura de corte e outra de desfiar, uma escova, um pente, uma navalhete, secador, aventais e toalhas.

4.Organize e divulgue
Para obter sucesso, é essencial contar com mão de obra qualificada, organizar uma boa gestão financeira e controlar o capital de giro, ter visão de 360 graus, liderando, administrando e lidando com egos de profissionais e clientes e divulgar o trabalho, especialmente pelas redes sociais. Instagram é um bom cartão de visitar, no qual você mostra seu trabalho, oferece looks inspiradores.

5.Crie novos serviços e inovações
Para se destacar no mercado, é preciso trazer algo que agregue valor e que o cliente reconheça ser uma vantagem competitiva. Que tal oferecer coloração e hidratação de fios, podologia e até depilação? O mesmo vale para a venda de cosméticos específicos para o público masculino. Vale também apostar em tecnologia. Televisores ligados em esportes em geral e videogames liberados são alguns dos atrativos que eles adoram.  

Segredos do Sucesso

• Especialize-se! É preciso gostar, entender e se dedicar a esse trabalho. Participe de bons cursos e continue se atualizando, sempre.

• Prepare o ambiente. Aposte em conforto e praticidade, o que agrada o público masculino.  

• Fale a linguagem deles. Busque interpretar os anseios dos clientes, usando referências que eles entendam.  

• Fidelize a clientela. Os homens são exigentes e bem-informados sobre as técnicas e as novidades do mercado. Portanto, ofereça produtos e tecnologias avançadas, pro-fissionais preparados e atendimento impecável.

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