As brasileiras gastam mais de 20 bilhões de reais por ano só em serviços de salão de beleza. Isso é mais do que se gasta com educação e alimentação básica segundo pesquisa da Fecomércio SP. Quando se fala em serviços de beleza, a qualidade da mão de obra é o que mais preocupa a clientela, já que um erro durante um serviço profissional capilar pode levar a consequências desastrosas. “Sofri um corte químico em um salão famoso em Curitiba, levei mais de 1 ano e meio para recuperar a saúde dos meus fios”, conta a fundadora do negócio, Bruna Marinelli. “Desde então entendi que o preparo do profissional é que faz toda a diferença, independente do salão onde ele atenda. Por mais que o salão tente manter o mesmo padrão de qualidade em todos os profissionais para todos os serviços, nem sempre isso é possível”.
Avaliação de outros clientes e indicação de amigos
A proposta da HairAdvisor é facilitar o processo de decisão de milhares de pessoas que buscam por um serviço de cabelo e que estão indecisas por algum motivo. “Fizemos uma pesquisa com mais de 400 mulheres de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, e levantamos que 70% delas pesquisa sobre o cabeleireiro antes de agendar um horário. A busca acontece quando a cliente não está completamente satisfeita com um de seus cabeleireiros atuais, ou quando ela quer fazer um serviço que nunca fez antes e busca por um especialista”. Outro público do produto são as pessoas que estão em uma cidade diferente para um evento, ou que se mudaram há pouco tempo e ainda não conhecem ninguém.
A lista de profissionais sugeridos é gerada por um algoritmo, uma fórmula matemática, que posiciona os melhores cabeleireiros e salões de beleza para o serviço buscado de acordo com a avaliação de outros clientes e recomendação dos amigos de quem faz a busca, por meio da conexão com o Facebook. O site também já identifica os profissionais e salões vencedores no 7° Prêmio da Revista Cabelos e logo deve anunciar parceria com institutos e academias de educação, com o objetivo de identificar os profissionais certificados e levar o melhor resultado de busca ao cliente final.
Os profissionais e salões com perfil no HairAdvisor recebem visitas de novos clientes por meio do Google, já que o site aparece bem posicionado quando as pessoas buscam por “melhores cabeleireiros” ou “melhores salões de beleza” na sua cidade. A plataforma recebe atualmente mais de 20 mil acessos por mês somente via Google e mais de 1.500 pedidos de agendamento. O cadastro é gratuito.
Fotos- Divulgação