Propaganda: saiba porque ela ainda é a alma do seu negócio

Sete dicas imbatíveis para penteados perfeitos
23 de maio de 2017
Max Weber assina campanha Beleza Mundi da Beauty Fair
25 de maio de 2017
Exibir tudo

O bom e velho ditado popular “a propaganda é a alma do negócio” jamais saiu de moda. Mesmo em tempos de comunicação conectada, com redes sociais e aplicativos de mensagens, a publicidade continua sendo ferramenta importante para alavancar o salão – não importa se você está abrindo o seu primeiro ou se já está consolidado no mercado. Fortalecer a sua marca e conquistar e fidelizar clientes: esses já são bons motivos para investir em uma publicidade bacana e eficaz.

Segundo Rui Mendes, consultor da Negócios & Beleza (SP), para uma propaganda eficiente, é importante ter foco: “A propaganda precisa conquistar a clientela em poucos minutos.

No segmento de beleza, com a concorrência acirrada, é importante ser objetivo e sério”. Ou seja, uma boa publicidade vai ajudá-lo a mostrar o seu DNA e os seus serviços e, claro, a manter o movimento.

1- Divulgue sua marca


Se o seu salão foi recém-inaugurado e você está formando uma carteira de clientes, não receie em mostrar que chegou à região. Conheça os estabelecimentos vizinhos e proponha parcerias.

Que tal fazer um folheto para divulgar e promover uma ação conjunta? Se for com uma loja de roupas ou de calçados, por exemplo, as pessoas que gastarem determinado valor com as peças ganham a manicure. Para Rui Mendes, essa é uma boa estratégia para que conheçam o seu espaço – e você as conquiste com bons serviços e atendimento.

propaganda

2- Tenha foco


Beatriz Micheletto, consultora em marketing e vendas do Sebrae-SP, ensina: cada divulgação deve ter um objetivo específico. “As propagandas devem ser dirigidas a fim de alcançarem retorno. Não adianta divulgar vários serviços e promoções ao mesmo tempo”, avisa a especialista. Rui Mendes também aposta nesse ensinamento e costuma dividir os trabalhos em “de fidelidade” e “de fluxo”.

Para ele, os serviços de fidelidade são aqueles que a cliente costuma fazer sempre com o mesmo profissional: corte, cor, mechas e progressiva. Já os de fluxo podem ser realizados em qualquer salão: manicure e pedicure, escova, depilação e hidratação. Com base nessa classificação, a regra é: nunca anuncie os de fluxo e de fidelidade na mesma peça publicitária.

Lembre-se de ter clara a sua intenção: você quer atrair mais consumidores ou aumentar o seu tíquete médio? Se a ideia é fazer com que mais pessoas frequentem seu salão, escolha um serviço de fluxo para divulgar.

3- Estreite os laços


Por trás de uma boa publicidade não está apenas a venda de um serviço ou um produto. “A propaganda eficaz também oferece um experimento agradável à cliente”, comenta Ricardo Martins, especialista em inovação da ABlab – Marketing Digital. Por isso, o atendimento e o cuidado com cada pessoa devem ser diferenciais no seu negócio. Se ela é bem acolhida e passa bons momentos em seu ambiente, irá postar nas redes sociais. “Estamos na era do compartilhamento de experiências. Assim, os fregueses querem fazer parte do salão e não apenas frequentá-lo. Ofereça situações únicas, que vão desde o conforto do espaço até o uso de produtos de alta qualidade”, fala Martins.

 

4- Jogue a seu favor


Atualmente, não dá para deixar de lado as redes sociais e o marketing digital. Ter um site que revele o seu DNA, seu menu de serviços e seus diferenciais ajudam a divulgar a sua marca. “Já os posts do Facebook e do Instagram promovem credibilidade e são interessantes para mostrar o ambiente e o trabalho dos funcionários”, fala Beatriz Micheletto, do Sebrae-SP. Mas todo cuidado é pouco com o que vai publicar. “É importante escrever corretamente (erros de português passam a impressão de descuido), não exagerar no número de postagens (muitas causam desinteresse) e ficar atento às imagens e aos textos que utiliza. Certa vez, um salão escolheu a foto de um poodle para divulgar o serviço de escova progressiva. Inúmeras clientes criticaram o post e questionaram se o cabeleireiro fazia teste em animais”, conta Beatriz.

E se você não tem jeito com a rede, não se intimide em contratar especialistas em conteúdo e marketing digital: esses profissionais são craques em formatar uma comunicação que fala com quem está conectado.

 

propaganda2

5- Desconto é desconto


É comum encontrar salões que divulgam promoções que não dão reduções tão boas. Na hora de pagar a conta, a cliente não vê vantagem e, provavelmente, não voltará ao local, pois se sentiu enganada. “Uma boa ideia é trabalhar com combos: lavar + hidratar + escova por R$ 89, por exemplo. Seja claro sobre o período da oferta, os serviços inclusos, sem pegadinhas”, indica Rui Mendes. E não utilize produtos de segunda linha só porque está fazendo um preço especial!

 

6- Faça marketing customizado


Uma das regras para um negócio bem-sucedido é cuidar dos consumidores. Especialmente nos salões de beleza: nesses lugares, elas podem passar uma tarde toda consumindo serviços diferentes, que vão aumentar o seu facturamento no fim do mês.

Para isso, crie promoções diferenciadas e avise suas clientes sobre elas. Não custa fazer um telefonema simpático para falar sobre a Semana das Loiras, não é mesmo? Ou enviar uma mensagem elegante pelo WhatsApp para convidar para fazer a mão e o pé por um preço exclusivo e degustar cupcakes.

 

propaganda1

Outras ações legais


Não é preciso fazer uma propaganda formal para a sua marca ser reconhecida e lembrada. Outras ações também ajudam a conquistar fregueses e a divulgar o seu nome (só não se esqueça de que elas também precisam de investimento e contas na ponta do lápis. Além de aumentar o movimento no salão, devem trazer retorno financeiro e ajudar a fidelizar clientes).
– Promova eventos dentro do salão. Comemore o lançamento de uma coleção nova de esmaltes e convide as clientes para experimentá-la com direito a uma taça de prosecco. Ou festeje o Dia do Cabeleireiro com um fim de tarde regado a chá, café e bolo saborosos.
– Todo mês, crie uma promoção diferente. Lance o Dia da Depilação: escolha uma data na semana para essa ação e, quem participar, ganha desconto em outro serviço.
– Faça parcerias com os empreendedores vizinhos e promova um desfile. Você prepara o cabelo e a maquiagem das modelos e a loja de roupas oferece os looks. No fim do encontro, sortear um desconto para determinado serviço vai deixar tudo ainda mais especial.

 

 

Texto: Ana Carolina Carvalho (edição de web: Patricia Santos)
Ilustrações e fotos: Shutterstock

Os comentários estão encerrados.