O bom e velho ditado popular “a propaganda é a alma do negócio” jamais saiu de moda. Mesmo em tempos de comunicação conectada, com redes sociais e aplicativos de mensagens, a publicidade continua sendo ferramenta importante para alavancar o salão – não importa se você está abrindo o seu primeiro ou se já está consolidado no mercado. Fortalecer a sua marca e conquistar e fidelizar clientes: esses já são bons motivos para investir em uma publicidade bacana e eficaz.
Segundo Rui Mendes, consultor da Negócios & Beleza (SP), para uma propaganda eficiente, é importante ter foco: “A propaganda precisa conquistar a clientela em poucos minutos.
No segmento de beleza, com a concorrência acirrada, é importante ser objetivo e sério”. Ou seja, uma boa publicidade vai ajudá-lo a mostrar o seu DNA e os seus serviços e, claro, a manter o movimento.
Se o seu salão foi recém-inaugurado e você está formando uma carteira de clientes, não receie em mostrar que chegou à região. Conheça os estabelecimentos vizinhos e proponha parcerias.
Que tal fazer um folheto para divulgar e promover uma ação conjunta? Se for com uma loja de roupas ou de calçados, por exemplo, as pessoas que gastarem determinado valor com as peças ganham a manicure. Para Rui Mendes, essa é uma boa estratégia para que conheçam o seu espaço – e você as conquiste com bons serviços e atendimento.
Beatriz Micheletto, consultora em marketing e vendas do Sebrae-SP, ensina: cada divulgação deve ter um objetivo específico. “As propagandas devem ser dirigidas a fim de alcançarem retorno. Não adianta divulgar vários serviços e promoções ao mesmo tempo”, avisa a especialista. Rui Mendes também aposta nesse ensinamento e costuma dividir os trabalhos em “de fidelidade” e “de fluxo”.
Para ele, os serviços de fidelidade são aqueles que a cliente costuma fazer sempre com o mesmo profissional: corte, cor, mechas e progressiva. Já os de fluxo podem ser realizados em qualquer salão: manicure e pedicure, escova, depilação e hidratação. Com base nessa classificação, a regra é: nunca anuncie os de fluxo e de fidelidade na mesma peça publicitária.
Lembre-se de ter clara a sua intenção: você quer atrair mais consumidores ou aumentar o seu tíquete médio? Se a ideia é fazer com que mais pessoas frequentem seu salão, escolha um serviço de fluxo para divulgar.
Por trás de uma boa publicidade não está apenas a venda de um serviço ou um produto. “A propaganda eficaz também oferece um experimento agradável à cliente”, comenta Ricardo Martins, especialista em inovação da ABlab – Marketing Digital. Por isso, o atendimento e o cuidado com cada pessoa devem ser diferenciais no seu negócio. Se ela é bem acolhida e passa bons momentos em seu ambiente, irá postar nas redes sociais. “Estamos na era do compartilhamento de experiências. Assim, os fregueses querem fazer parte do salão e não apenas frequentá-lo. Ofereça situações únicas, que vão desde o conforto do espaço até o uso de produtos de alta qualidade”, fala Martins.
Atualmente, não dá para deixar de lado as redes sociais e o marketing digital. Ter um site que revele o seu DNA, seu menu de serviços e seus diferenciais ajudam a divulgar a sua marca. “Já os posts do Facebook e do Instagram promovem credibilidade e são interessantes para mostrar o ambiente e o trabalho dos funcionários”, fala Beatriz Micheletto, do Sebrae-SP. Mas todo cuidado é pouco com o que vai publicar. “É importante escrever corretamente (erros de português passam a impressão de descuido), não exagerar no número de postagens (muitas causam desinteresse) e ficar atento às imagens e aos textos que utiliza. Certa vez, um salão escolheu a foto de um poodle para divulgar o serviço de escova progressiva. Inúmeras clientes criticaram o post e questionaram se o cabeleireiro fazia teste em animais”, conta Beatriz.
E se você não tem jeito com a rede, não se intimide em contratar especialistas em conteúdo e marketing digital: esses profissionais são craques em formatar uma comunicação que fala com quem está conectado.
É comum encontrar salões que divulgam promoções que não dão reduções tão boas. Na hora de pagar a conta, a cliente não vê vantagem e, provavelmente, não voltará ao local, pois se sentiu enganada. “Uma boa ideia é trabalhar com combos: lavar + hidratar + escova por R$ 89, por exemplo. Seja claro sobre o período da oferta, os serviços inclusos, sem pegadinhas”, indica Rui Mendes. E não utilize produtos de segunda linha só porque está fazendo um preço especial!
Uma das regras para um negócio bem-sucedido é cuidar dos consumidores. Especialmente nos salões de beleza: nesses lugares, elas podem passar uma tarde toda consumindo serviços diferentes, que vão aumentar o seu facturamento no fim do mês.
Para isso, crie promoções diferenciadas e avise suas clientes sobre elas. Não custa fazer um telefonema simpático para falar sobre a Semana das Loiras, não é mesmo? Ou enviar uma mensagem elegante pelo WhatsApp para convidar para fazer a mão e o pé por um preço exclusivo e degustar cupcakes.
Não é preciso fazer uma propaganda formal para a sua marca ser reconhecida e lembrada. Outras ações também ajudam a conquistar fregueses e a divulgar o seu nome (só não se esqueça de que elas também precisam de investimento e contas na ponta do lápis. Além de aumentar o movimento no salão, devem trazer retorno financeiro e ajudar a fidelizar clientes).
– Promova eventos dentro do salão. Comemore o lançamento de uma coleção nova de esmaltes e convide as clientes para experimentá-la com direito a uma taça de prosecco. Ou festeje o Dia do Cabeleireiro com um fim de tarde regado a chá, café e bolo saborosos.
– Todo mês, crie uma promoção diferente. Lance o Dia da Depilação: escolha uma data na semana para essa ação e, quem participar, ganha desconto em outro serviço.
– Faça parcerias com os empreendedores vizinhos e promova um desfile. Você prepara o cabelo e a maquiagem das modelos e a loja de roupas oferece os looks. No fim do encontro, sortear um desconto para determinado serviço vai deixar tudo ainda mais especial.
Texto: Ana Carolina Carvalho (edição de web: Patricia Santos)
Ilustrações e fotos: Shutterstock