Água: essencial para a vida e os serviços de beleza!

Terapia capilar para crianças
12 de outubro de 2022
Duchas ergonômicas atendem nicho de barbearias e salões de beleza
21 de outubro de 2022
Exibir tudo

Confira a importância da água na fabricação de cosméticos e nos procedimentos feitos no salão

Imagem: Pixabay

Duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. H2O. Eis a composição da água, tão essencial aos seres vivos e à indústria de modo geral. Para ser usada na fabricação de cosméticos, por exemplo, é preciso que a água esteja livre de impurezas. E um dos principais processos de purificação é o da osmose reversa. Acompanhe as explicações da química Erica Ortiz, especialista em desenvolvimento de cosméticos.

Afinal, o que é esse sistema de osmose reversa?

É um tipo de tratamento de água que usa uma membrana semipermeável para separar moléculas indesejadas e partículas poluentes da água. Por conta da sua extrema eficiência e versatilidade, a osmose reversa aparece em diversos setores, como o hospitalar, onde é usada na hemodiálise, por exemplo.

Imagem: Macrovector no Freepik

Quais as vantagens desse processo de purificação?

É garantia de água limpa, segura e potável. Mas não é só. As membranas desse tipo de sistema eliminam bactérias, fungos, óleos e até compostos químicos como: sulfato, sódio, cálcio, mercúrio, arsênico e flúor, alguns deles prejudiciais à nossa saúde. A osmose reversa também consegue remover até 99% de contaminantes como pesticidas e trihalometanos (THMs), derivados do metano e igualmente danosos. Mesmo a água recebendo previamente esse tratamento, boa parte dos cosméticos tem EDTA dissódico, que é um composto orgânico que atua como agente quelante, que potencializa o efeito dos conservantes e bactericidas.

Por que essa preocupação toda com a água?

A água é a fonte da vida, não somente a nossa mas a de microorganismos, fungos e bactérias. Se a água não recebesse esse tratamento, o cosmético já poderia sair contaminado de fábrica. Portanto, água purificada e é sinônimo de cosmético livre de micro-organismos que comprometem a qualidade do produto e até a saúde.

Imagem: Pixabay

Como é o tratamento da água que vem da torneira e abastece os salões?

Ele é feito em várias as etapas (pré-cloração, coagulação, decantação, filtração, fluoretação, entre outros) e também inclui adição de substâncias que minimizam ainda mais a contaminação. Acontece que esses aditivos podem prejudicar o resultado de protocolos feitos no salão, gerando inclusive incompatibilidade com procedimentos químicos.

O que fazer para evitar maiores problemas?

É essencial cuidar da filtragem e da purificação da água utilizada nos procedimentos, para que não aconteçam reações químicas indesejadas, além de otimizar os tratamentos. A diferença nos resultados será notada em pouco tempo!

A qímica Erica Ortiz 

Gostou das informações? Então, bora dar uma olhada se você tem dado a devida importância para a água utilizada no salão e seus procedimentos.  Até a próxima!

Os comentários estão encerrados.