Como escolher um nome de sucesso para o salão?

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Nomes para Salões de Beleza em 20 passos

Fachada do salão Bendita Beleza e Estética. Foto: Divulgação

Pensou em abrir um salão de beleza ou reposicionar sua marca, mas não sabe como escolher um nome de sucesso para a sua empresa? Siga esse passo a passo apresentado pela mentora Gleyce e conquiste muito mais clientes com a melhor escolha de nome para o seu espaço!

Gleyce é especialista em gestão de marcas, liderança, vendas e alta performance no mercado de beleza. A mentora participa do processo criativo de nomes para salões de beleza em projetos de lançamentos de marcas ou rebranding e tem algumas lições valiosas como resultado dessa experiência.

Entre os salões que tiveram a participação ativa dela na criação de nomes estão: ‘Espaço Ress’ em São Paulo, ‘MBeauté’ em Porto Alegre e o salão ‘Sra. Belleza!’ em Campinas. Já em Niterói, no Rio de Janeiro, um caso muito interessante de rebranding foi acompanhado pela Gleyce:

Bendita Beleza & Estética é o novo nome do espaço que começou como Esmalteria e posteriormente se tornou Salão ainda com o nome ‘Bendita Cor’, que deixou de fazer sentido quando o espaço se tornou referência em cabelos e estética, além das unhas.

O nome ‘Bendita’ prevaleceu e a assinatura de beleza e estética fortaleceu a percepção de valor do público sobre serviços que são carro-chefe. Uma pesquisa de opinião com clientes e a assessoria de uma agência especializada aliadas à mentoria da Gleyce foram determinantes para a empresária Patrícia William escolher o novo nome.

Interior do salão Bendita, com destaque para os espelhos com led. Foto: Divulgação

Veja os 20 passos recomendados pela mentora para a criação do nome do seu salão:

  1. Escolha um nome que as pessoas entendam de cara sobre qual modelo de negócio se trata. Para estimular a criatividade, pesquise conteúdos históricos, significados de palavras relacionadas à sua área, assim como os sinônimos dessas. No site https://www.sinonimos.com.br/ você encontra uma variedade de palavras similares que farão surgir alguns insights.
  2. Esse nome deve expressar a identidade da sua marca. Quando o conceito do negócio é compreendido no nome, a mensagem está sendo bem transmitida. Fast Escova, por exemplo, traduzido para o português é escova rápida; o público entende que é um salão express.
  3. O nome do salão de beleza conversa diretamente com o seu público. Um nome alegre, divertido e bem humorado conversa com consumidores mais modernos, já um nome mais formal atrai a atenção de consumidores mais clássicos, por exemplo.
  4. Esse nome pode comunicar especificamente com o público masculino ou feminino, se essa for a intenção do negócio. Assim como outros dados de gênero, idade, educação e aspectos sociais também devem ser levados em consideração ao escolher um nome para um salão de beleza.
  5. A inspiração deve ser o público alvo, o posicionamento de mercado que você quer conquistar. Então, veja referências de salões que já atingiram esse resultado, não para copiar, mas para entender como estão se posicionando e tomar decisões estratégicas, especialmente se diferenciando dos concorrentes diretos.
Área dos lavatórios com jardim vertical ao fundo. Foto: Divulgação
  1. Pense em beleza além do óbvio: quais valores, características, sentimentos e comportamentos do seu público podem inspirar um nome?
  2. É importante que seja um nome fácil de pronunciar, escrever e lembrar.
  3. Deve ser um nome memorável e único, afinal essa é a construção de uma marca.
  4. Cuidado com a escolha de nomes em inglês, francês, italiano ou outras línguas que o público não saiba pronunciar e traduzir com facilidade.
  5. Se for um nome curto, simples e preferencialmente iniciando com as primeiras letras ou as letras mais comuns do alfabeto, melhor.
  6. Evite nomes que estão ultrapassados ou não são considerados modernos para esse novo momento no mercado de beleza, como por exemplo: Coiffeur e Unissex.
  7. Para a composição do nome, palavras como Estúdio, Sala e Ateliê normalmente são utilizadas para espaços com poucos profissionais ou um apenas, tendo um serviço como carro-chefe, ou um nicho de negócio. Já as palavras Espaço e Salão de Beleza são usadas para locais com um número maior de profissionais e serviços.
  8. A palavra Concept se tornou muito difundida nas marcas de salões de beleza. Mas, cuidado para não seguir a moda, o que todo mundo faz. Mas, se usada, deve fazer juz ao seu sentido, e ser um espaço conceito, que fortaleça a identidade de um salão que é referência e proporciona a melhor experiência.
  1. Salões com nomes de profissionais da beleza é um caminho, mas quem toma essa decisão deve estar ciente que seguirá tendo uma pessoa como protagonista e, se o intuito é contratar profissionais-parceiros, esse nome pode repelir os melhores talentos. Normalmente funciona bem em espaços que crescem com equipe de auxiliares e profissionais com perfil operacional, que seguem o método de seus fundadores.
  2. O ideal é criar um nome atemporal, que resista às mudanças do mercado de beleza e fixe na memória do público, sem ter que reposicionar a marca por estar com um nome ultrapassado.
  3. Todas as ideias de nomes devem passar por um filtro antes de uma tomada de decisão, iniciando pela análise no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para se certificar que o nome está disponível para registro.  É um órgão governamental que atua com registro de patentes e marcas. Consulte no site: https://busca.inpi.gov.br/pePI/
  4. Consulte se há um ou mais domínios disponíveis para criação de sites ou e-mails
  5. com cada nome que você pensar em colocar no seu negócio. Você pode consultar no site: https://registro.br/
  6. Verifique como está posicionado cada nome nas redes sociais e qual Nome de Perfil estará liberado para você utilizar. Por exemplo, se eu consultar agora no Instagram os perfis belamulher, belamulhersalao ou salaobelamulher, nenhum deles está disponível e há uma série de nomes similares a esses para muitos outros negócios da moda, estética e beleza.
  7. Feito esse filtro, caso já tenha clientes da área de prestação de serviços, faça uma pesquisa entre essas pessoas, apresentando dois ou três nomes para que ajudem você a escolher.
  8. Caso não tenha um ou mais sócios, clientes e equipe para apoiarem em uma decisão, você poderá conversar com pessoas mais próximas para um brainstorming sobre a sua marca, colocando muitas ideias no papel com o auxílio de familiares, amigos ou outros.

E agora, está mais fácil decidir o nome do seu salão de beleza? Para finalizar, a mentora Gleyce aconselha: Construa a imagem desse nome, através do logotipo, símbolo, identidade visual, paleta de cores e a voz da sua marca de maneira coerente com o conceito do seu negócio.

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