26/02/2018 | Annamaria Aglio
Um dos mais vulneráveis, o cabelo cacheado é o que mais sofre com danos. Isso ocorre devido à sua estrutura e por conta de necessidades específicas no cuidado, na finalização e até ao desembaraçar. Então, redobre os cuidados diariamente e semanalmente para manter a saúde, a beleza e o brilho dos fios.
O tricologista Philip Kingsley, fundador da marca inglesa com seu nome, conta que o cabelo cacheado é plano com estrutura torcida e diâmetro fino. Apesar de passar a impressão de ser muito grosso em sua estrutura. “Na extensão do fio, onda essas torções (cachos) ocorrem, há um estreitamento na largura do cabelo. O que torna essas áreas mais fracas e, por isso, mais quebradiças”, diz o especialista.
É por isso também que o cabelo cacheado costuma embaraçar mais facilmente, ocasionando a piora da quebra dos fios. “A delicadeza ao pentear, moldar e mexer no cabelo ajuda a preservar a estrutura e agredir menos os fios”, ressalta Glenn Lyons, diretor clínico de tricologia da Philip Kingsley. É recomendado ainda aplicar spray desembaraçadores, como leave-in ou creme para pentear nos fios secos. Sempre usando um pente largo. Comece a pentear pelas extremidades e vá gradualmente até a raiz.
Outra característica do cabelo encarolado é que ele não reflete a luz tão facilmente, e muitas vezes, falta brilho. Para isso, é indicado o uso de cremes de condicionamento para fechar a cutícula e incentivar a reflexão da luz.
Em casos de descoloração ou clareamento, é vital proteger e hidratar o cabelo cacheado. As químicas são potencialmente mais prejudiciais nessa textura de fios. A forma plana permite que o cabelo absorva produtos químicos mais rapidamente. Alterar uma cor escura para muito clara enfraquece significativamente o eixo do cabelo, danificando os fios. Para ajudar a evitar a ruptura, o ideal é usar um tratamento intensivo de condicionamento pré-xampu uma vez por semana. Ou então, fazer uso de tratamentos térmicos de condicionamento.
É muito importante usar um condicionador especializado e ultra-hidratante. Escolha produtos que tenham no rótulo hidratante, re-hidratante, emoliente, condicionamento profundo, penetrante e ou intensivo. Também é recomendado o uso produtos leves e sem óleo para finalizar o cabelo.
Fotos: Shutterstock