Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

31/07/2018 | Viviane Sato

Aula comandada pelo hairstylist Renato Fuzz destaca cinco posições para o alinhamento correto das mãos no encaixe da tesoura

Um post publicado no Instagram do hairstylist e educador Renato Fuzz, da academia Criadores de Imagem, chamou a atenção de diversos profissionais por levantar um tema muito importante: a lesão por esforço repetitivo.  “Milhares de #repetições por dia! #profissionaisdebeleza são prematuramente afastados de sua arte por conta de #lesões decorrentes de #trabalho. Aqui, no estúdio do Criadores, em #Florianopolis, gravamos uma de nossas alunas durante a correção #postural das #posições 1,2 e 3. Isso e muito mais você aprende nos seminários”, escreveu em sua conta.

Renato fala sobre o assunto com cuidado e experiência de quem já enfrentou o problema. “Fui vítima de lesão por esforço repetitivo grau 4, tenossinovite 4. A indicação é cirúrgica com possibilidade de afastamento permanente. Não tive coragem de fazer cirurgia de uma região tão delicada”, relata.

Por isso, o hairstylist começou a pesquisar muito sobre o tema e conversar com vários médicos para buscar alternativas e a consequente correção. “Li bastante sobre o assunto e vi muitos exames de cabeleireiros que tinham desgaste excessivo de um só lado da coluna, devido à postura”, revela.

Toda a pesquisa o levou a trabalhar de maneira diferente com os punhos alinhados e coluna reta. “Hoje, teoricamente, o problema continua, mas não sinto nenhuma dor. Então, passei a ensinar sobre isso há 9 anos para ajudar os outros profissionais. Nenhuma das tracionais academias tem isso como foco. É uma atenção criada por mim e espalhada com força nos meus cursos com salas lotadas”, comenta.

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Os educadores da Academia Criadores de Imagem: Renato Fuzz e Dani Venâncio

Posição correta

“Quando falamos especificamente da tesoura e das mãos, não da coluna, é importante ter o punho sempre alinhado e a tesoura livre. Isso permite que o corpo trabalhe tranquilo”, alerta Renato Fuzz.

De acordo com o educador, as cinco posições ensinadas nos cursos dos Criadores de Imagens cobrem um ângulo de mais de 180 graus. “Tenho muitos relatos de alunos que pararam de sentir dor após aprenderem a posicionar as mãos”, declara. Um seguidor de Renato elogiou as técnicas ensinadas pelo profissional: “Muito bom você compartilhar isso, já uso as técnicas há mais de dois anos e faz uma diferença enorme!”.

Ele diz que o punho vai ser um meio para o cabeleireiro manter a coluna correta. “Tudo está interligado no nosso corpo. Os pontos cardeais dos Criadores são punho, quadril e alinhamento de coluna através de uma brincadeira que a gente chama de ‘nariz na mecha’. Se o seu nariz está alinhado com a mecha que está trabalhando é um indicativo forte de que a sua coluna está sendo respeitada”, finaliza.

A Academia Criadores de Imagens atua com cursos presenciais em todo o Brasil  e já viajou pelo mundo em mais de 15 países. Atualmente conta também com aulas on-line.

 

Posições 1, 2 e 3

Milhares de #repetições por dia! #profissionaisdebeleza são prematuramente afastados de sua arte por conta de #lesões decorrentes de #trabalho. Aqui, no estúdio do Criadores, em #Florianopolis, gravamos uma de nossas alunas durante a correção #postural das #posições 1,2 e 3. Isso e muito mais você aprende nos seminários Criadoresdeimagem (presencial e on line) #criadoresdeimagem #renatofuzz #criadoresonline #belezacomresultado #belezacomrespeito #trabalhosemdor #vidasaudavel #sinovite #fuzzcabeleireiros #wellaprofessionals #wellaeducation #maos #univali #haireducation #hairbrained

Uma publicação compartilhada por Renato Fuzz (@renatofuzz) em

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 1

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 2

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 3

 

Posição 4

A posição número 4 trabalha o #alinhamento total do antebraço até a #tesoura. O exercício sobre a mesa elimina dúvidas da execução. Cuide-se! A #liberdade de #movimentos com a #tesoura elimina a necessidade de vc se curvar, diminuindo o #risco de #lesões . #criadoresdeimagem #renatofuzz #nobackpain #trabalhosemdor #belezasemdor #fuzzcabeleireitos #barber #hairdresser #scissors #howtodoit #wellaeducation #SP #haireducation #hairbrained

Uma publicação compartilhada por Renato Fuzz (@renatofuzz) em

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 4

Posição 5

Depois de muitos pedidos! Finalmente saiu o vídeo da posição #5. A que mais protege o punho de lesões de trabalho ( já que a tesoura fica virada para dentro) Importante: os dedos trabalham SEMPRE no mesmo lado dos manípulos. Desta forma a tensão entre as lâminas de corte é constante. Proteja-se para ter uma carreira longa e livre de dor. Siga o perfil e marque 3 amigos para concorrer a um voucher no valor de 400 reais para usar nos programas de educação do @criadoresdeimagem. Sorteio no dia 11 de agosto ao vivo neste perfil. Participe quantas vezes quiser! ??????????????????????????After so many requests we now have the fifth position video. The most used and the most protective against repetitive strain injure. Hope you like. Please share. #criadoresdeimagem #nobackpain #imagecreators #renatofuzz #wellaeducation #fuzzcabeleireiros #belezanaweb #hair #nopain #health #trabalharsemdor #behindthechair #pixie #mizutani #musashi #leadercam #noris #ler #hairbrained #univali

Uma publicação compartilhada por Renato Fuzz (@renatofuzz) em

Curso ensina a segurar a tesoura corretamente para evitar lesão

Detalhe da posição 5

 

Fotos e vídeos: Instagram