Dia da Noiva: preparativos com a pele e cabelo antes do grande dia

16/05/2019 | Monique Abrantes

Confira alguns cuidados que a sua cliente precisa se atentar antes do Dia da Noiva para o sucesso da make e do penteado do casamento

O Dia da Noiva é um dos momentos mais esperados e planejados por toda mulher prestes a oficializar o matrimônio. No quesito beleza, o cabelo, desde o corte, a cor e o penteado, e a maquiagem são alguns dos pontos que mais pedem atenção para que ela esteja deslumbrante no grande dia.

Porém, antes de grampos, sprays, pincéis e esponjas entrarem em ação, alguns cuidados preparatórios para o tratamento de manchas e rugas na pele e problemas capilares são indispensáveis para o resultado satisfatório no dia do trabalho do cabeleireiro e maquiador. “No caso da pele, recomendo a noiva iniciar a cuidar dela com, pelo menos, um ano de antecedência da data do casamento”, explica a médica dermatologista Mônica Fialho, da clínica BarraSkin, no Rio de Janeiro (RJ).

A pele para o Dia da Noiva

Nos casos de clientes problemas complexos de pele, como manchas, acne e rugas profundas, o ideal é explicar a importância da consulta com um médico especialista para um resultado satisfatório da produção. “Para estar com a pele linda no dia do casamento, recomendo iniciar agendando consulta com dermatologista. Nessa consulta serão indicados tratamentos e produtos adequados ao tipo de pele da paciente”, destaca Mariana Chambarelli, dermatologista da clínica Dra. Denise Chambarelli, também no Rio de Janeiro.

Iniciar tratamentos com boa antecedência da data do casamento é essencial para que a pele tenha tempo de se recuperar da ação dos medicamentos.

A antecedência se faz importante para que o corpo tenha tempo de processar todas as etapas do tratamento médico e se recuperar de eventuais efeitos, como a descamação e vermelhidão. “No caso de manchas, poderá ser indicado realizar microagulhamento robótico, peeling, laser e uso de clareadores com boa antecedência à data do casamento.  Para melhorar o contorno e sustentação da face, meses antes indico o tratamento com ultrassom micro e macrofocado, preenchedores e bioestimuladores de colágeno. Para reduzir rugas e linhas de expressão, a aplicação de toxina botulínica”, explica Mariana.

A saúde do cabelo para o Dia da Noiva

Já no quesito cabelo, estar atento à saúde do couro cabeludo e dos fios é o primeiro passo antes mesmo de definir pontos como a cor, corte e estilo do penteado. “Com um ano de antecedência já pode ser realizada a avaliação inicial tanto do couro cabeludo quanto dos fios. Geralmente a maior preocupação é com a qualidade dos fios, mas as características do couro cabeludo também são importantes para o crescimento saudável do cabelo”, conta a dermatologista especialista em tricologia Flávia Basílio.

No caso do couro cabeludo e fios, o ideal é começar tratamentos médicos com, no máximo, três meses antes do grande dia.

Alguns tratamentos voltados ao couro cabeludo e fios devem ser iniciados, no máximo, três meses antes do casamento, como explica Flávia. ” Para casos de perda capilar, os tratamentos mais indicados são medicações tópicas e de uso oral, que começam a agir em três a seis meses. Pode ser indicado também o uso de vitaminas, especialmente em casos em que há queda excessiva dos fios.”

De seis a nove meses antes do grande dia, alguns tratamentos podem ser complementados com sessões de microinfusão, técnica que combina microagulhamento com infusão de medicamentos no couro cabeludo, realizadas mensalmente, para estímulo de crescimento dos fios.  “Faltando três meses, é hora de intensificar os tratamentos para reconstrução, hidratação e nutrição dos fios, com máscaras de tratamento específicas para cada caso”, completa Flávia.