Micose de unha

Memória Cabelos&Cia
9 de julho de 2023
Estilo Barbie
14 de julho de 2023
Exibir tudo

Saiba o que é verdade e o que é mito no combate aos fungos causadores dessa doença

Foto: Wangy an Wei para Pixabay

Quando o jogador Cristiano Ronaldo apareceu com as unhas do pé pintadas de preto há algumas semanas, a imprensa internacional noticiou que o atacante do Al-Nassr é adepto do esmalte para evitar a proliferação dos fungos causadores da micose, problema recorrente entre jogadores de futebol. “A incidência de fungos e bactérias nas unhas desses atletas é maior por causa do trauma frequente dos dedos contra as chuteiras e a umidade constante nos pés devido ao suor”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Acontece que pintar as unhas não é uma estratégia eficaz para combater o problema. “A esmaltação não protege contra a micose. Se evitasse, todas as mulheres que usam esmalte frequentemente não sofreriam com micose”, afirma Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que esclarece outros mitos e verdades sobre o assunto, confira:

O uso constante de esmalte nas unhas evita micoses. Mito. Como explicado anteriormente, os esmaltes comuns não evitam o aparecimento de micoses. E os esmaltes para tratamento das micoses não são preventivos.

É mais comum ter micose nos pés que nas mãos. Verdade. Isso porque os pés ficam mais expostos a locais úmidos e as unhas sofrem pequenos traumas contra os calçados, deixando-os mais propensos ao problema.

A pessoa pode pegar micose em chuveiros e vestiários se não usar chinelo. Verdade. Os banheiros, vestiários e piscinas são locais  que já possuem fungos, pois são quentes e úmidos. Por isso, lembre-se de sempre calçar chinelos nesses locais.

Passar base nas unhas evita micoses. Mito. A base para as unhas é um tipo de esmalte. A única diferença é que as elas não têm cor.

Alicates de cutículas e lixas de unha podem transmitir micose. Verdade. Acessórios de pedicure e manicure podem ficar contaminados com fungos, provocando micoses. O ideal é ter um kit próprio para levar no salão  ou certificar-se de que os itens são esterilizados adequadamente e as lixas são de uso individual.

O tratamento de micose pode ser tópico e/ou oral. Verdade. Dependendo de cada caso, o médico dermatologista pode recomendar um tratamento tópico, com o uso de esmaltes com ingredientes próprios, e associado a medicamentos antifúngicos orais.

Unhas amareladas podem ser sinal de micose. Verdade. O amarelamento é um dos alertas para a doença, mas outras condições também podem alterar a coloração das unhas.

A micose das unhas é igual a micose da pele. Mito. Os fungos causadores das micoses nas unhas são diferentes daqueles que causam as micoses na pele.

A cura das micoses de unhas é um processo demorado. Verdade. O tratamento  micoses de unhas é longo, mas funciona. É importante ter paciência e persistência para ficar livre de vez do problema.

Agradecimento: Maria Claudia Amoroso e equipe Holding Comunicações

Os comentários estão encerrados.