Seis dicas indispensáveis para um detox capilar eficiente

Truss oferece sistema completo de coloração
11 de setembro de 2017
Conheça os melhores lançamentos da Beauty Fair 2017
13 de setembro de 2017
Exibir tudo

Nós já falamos aqui da evolução do Detox Capilar e das novidades que os salões podem oferecer na hora de realizar o protocolo. Agora chegou a hora de revelar dicas para turbinar o serviço e torná-lo realmente eficiente. Confira!

1- Acerte na frequência

 Apesar de indicado para todos os tipos de cabelo, não dá para abusar do detox. “Sua aplicação semanal é contra-indicada, pois como as cutículas são abertas durante o processo, acaba retirando o manto hidrolipídico, uma película protetora contra a perda de água e invasões indesejadas, formada por lipídios da pele, material das glândulas sebáceas e líquidos produzidos pelas glândulas sudoríparas”, explica Marcela Buchaim (SP). Para a dermatologista Mariana Marteleto (RJ), o procedimento deve ser realizado a cada 15 dias com objetivo de minimizar a oleosidade. Em outras situações, a cada 30 dias ou até de dois em dois meses.

2- Redobre a atenção

Couro cabeludo com feridas ou vermelhidão – O hairstylist Rodrigo Benfica, da Academia Aneethun, avisa que é necessário esperar que o problema seja resolvido e que a pele da região volte à cor normal antes de partir para o detox capilar. Busque orientar a pessoa a consultar um dermatologista ou médico especialista em tricologia.

Fios extremamente ressecados – “Primeiro recomendo uma reconstrução da fibra e só depois o detox capilar, garantindo cuidado da raiz às pontas. Outra dica importante é com relação ao pH do xampu. O ideal é que não seja muito ácido, pois acaba provocando um ressecamento e consequente perda de brilho e movimento”, completa o hairstylist.

Cabelos coloridos – Fios tonalizados podem desbotar com o detox capilar, portanto não descuide da análise do fio e da hidratação.

3- Indique a manutenção

Após o detox capilar, é imprescindível aconselhar a pessoa a continuar o tratamento em casa com a utilização de produtos de qualidade e específicos, complementando o protocolo realizado no salão e potencializando os resultados.

4- Aproveite as estações

Sabia que o detox capilar pode preparar as madeixas para as mudanças das estações? “Antes do verão, garante fios mais nutridos e saudáveis para enfrentar as agressões de sal, cloro etc. O mesmo vale para o outono, tornando o cabelo mais preparado para a temporada de secadores e água quente”, indica Renata Souza. 

5- Faça a massagem certa

A dermatologista Mariana Marteleto (RJ) reforça que as manobras feitas durante a aplicação dos produtos são um diferencial no detox capilar. A manipulação do couro cabeludo estimula a circulação sanguínea local e potencializa a permeação dos ativos. Segundo ela, o aumento do fluxo de sangue permite que mais nutrientes necessários para um crescimento dos fios saudável, como vitaminas e minerais, se direcionem a esta área. “A massagem estimula as células do folículo piloso e acalma o couro cabeludo”, completa Rodrigo Benfica. De acordo com o hairstylist, os movimentos, com as pontas dos dedos, devem ser circulares e vagarosos, pressionando levemente a cabeça, começando pelas extremidades e seguindo em direção ao centro.

6- Vá além do cabelo

Promova o Detox Day no salão! Ofereça o tratamento capilar e também bebidas desintoxicantes à clientela. Anote esta receita de Suco Verde do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado (RS): bata no liquidificador 200 ml de água de coco, ½ maçã, 1 lasca de gengibre, 10 folhas de hortelã e 1 folha de couve (com talo) e sirva em seguida. Essa quantidade serve de uma a duas pessoas.

 

Texto: Françoise Gregório (CABELOS&CIA BC)
Fotos: Shutterstock

Os comentários estão encerrados.