Alisamento: Novos protocolos agitam o mercado

Wanderley Nunes conta detalhes de sua carreira em entrevista exclusiva
29 de janeiro de 2017
Produtos essenciais: como formar um estoque eficiente
31 de janeiro de 2017
Exibir tudo

Pesquisa realizada no primeiro semestre do ano por uma grande empresa do setor de cosméticos mostrou que metade das entrevistadas associa o cabelo liso a um visual mais profissional, ou seja, elegante e bem-cuidado, características implícitas de fios comportados, alinhados, com balanço e brilho. Isso explica por que o alisamento capilar é um serviço tão valorizado no nosso País, onde a maior parte das brasileiras não exibe cabeleira naturalmente lisa (mais de 50% delas são cacheadas ou crespas). Em virtude da grande procura por um look bonito e saudável, as empresas do setor não medem esforços na busca por ativos e tecnologias capazes de atender a tal desejo, bem como facilitar o trabalho do cabeleireiro na hora de transformá-lo em realidade.

novos-protocolos

POUCOS PASSOS COM MÁXIMA EFICIÊNCIA

A grande novidade é o procedimento realizado em pouquíssimas etapas – alguns restritos à aplicação de um produto apenas. Isso é possível graças ao desenvolvimento da indústria, que utiliza ingredientes eficientes para alinhar os fios com rapidez. Saem de cena o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônio para darem espaço a ácidos especiais, unidos a substâncias hidratantes para, além do alinhamento do fio, oferecerem hidratação e emoliência, resultando num cabelo alisado com aparência saudável. A ação se dá de forma superficial (se comparado ao alisamento tradicional), pois não há ruptura das pontes de enxofre, mas sim das pontes salinas que fazem parte do córtex e são também chamadas de ligações iônicas, consideradas de força média. As vantagens são inúmeras para o profissional e para a cliente: o protocolo é livre de ativos danosos (como formol); em geral, os cosméticos não possuem parabenos (causadores de alergia) e são compatíveis com outras químicas, como coloração; a aplicação demora metade do tempo da tradicional; pode ser feito em cabeleira ondulada a afro e repetido num curto espaço de tempo para um resultado potencializado. O efeito dura cerca de três meses.

MERCADO EFERVESCENTE
VÁRIAS MARCAS JÁ ESTÃO COM NOVIDADES NAS PRATELEIRAS. CONHEÇA ALGUMAS DELAS

THE MAGIC, NATUMAXX PROFISSIONAL

novos-protocolos-TheMagic

Como o próprio nome indica, o produto promete alisar num passe de mágica, pois o resultado imediato é obtido em um único passo, sendo compatível com qualquer química. “A maior qualidade de The Magic é o grande poder de alisamento aliado ao de tratamento”, assegura Alex Reis, técnico. O xampu disciplinante tem fórmula inovadora e contém um blend de ácidos orgânicos que se unem às proteínas do cabelo, formando novas interações químicas que agem reduzindo volume, doando brilho, maciez e deixando-os lisos e disciplinados. Além disso, a composição conta com outros ingredientes que reestruturam a fibra durante o processo de alinhamento capilar, garantindo melhores resultados de forma rápida e prática logo na primeira aplicação. “Graças aos alisadores compatíveis com as outras químicas, não há agressão, seja em fios naturais ou não. No entanto, é fundamental que o profissional tenha atenção ao realizar o passo a passo mecânico”, diz Alex. Para manter o efeito, o técnico indica que a cliente adote uma linha com ácido hialurônico ou de ativos repositores de massa capilar. “Isso fará com que se mantenha o peso nutritivo na fibra, prolongando o liso com saúde”, finaliza.

LINHA PROGRESS, MUTARI

novos-protocolos-mutari

A tecnologia Tecpro promove redução do volume em todos os tipos de cabelos, graças a um complexo de ativos que interage com a estrutura capilar, promovendo sua transformação e reparação da fibra. “Isso garante que o produto não cause danos à cabeleira, mesmo após repetidas aplicações, ação comprovada por teste de ruptura, realizado pelo Laboratório Cepad”, atesta France Batistelli, diretora de P&D. Composta por Redutor Reconstrutor Profissional, é considerada uma progressiva de um único passo. Compatível com todas as químicas, oferece a chamada textura 4-D (brilho, nutrição, reparação e sedosidade). Contém ativos de tratamento, como extrato de bambu, ácido hialurônico, bioéster de manteiga de karité e queratina hidrolisada. “Esse complexo de ativos interage com a estrutura capilar, deixando os fios lisos, repondo a camada lipídica perdida”, diz France Batistelli. São quatro efeitos: Escova Super Progress, para um look superliso, indicada para ondulados, volumosos e cacheados finos, podendo ser coloridos e/ou descoloridos; Impact Progress, para redução de volume, recomendada para ondulados, cacheados e crespos difíceis de alisar; Semi Progress, para redução de volume e definição de cachos soltos, fáceis de desembaraçar e com textura 4-D; e No Frizz, para disciplinar as madeixas sem alterar a forma natural delas. “A manutenção, em todos os casos, deve ser feita com a linha Everyday Mutari Progress, desenvolvida para garantir maior durabilidade do liso e reparação intensiva diária aos fios, deixando-os alinhados, hidratados e com brilho”, recomenda a diretora de pesquisa.

FELITHI SHAMPOO LISO SUBLIME

_novos-protocolos-felithishampoo

Denominado “a reinvenção do cabelo liso”, tem na fórmula uma combinação de ácidos orgânicos e de frutas associados a polímeros e nanoesferas de óleo de abacate e gergelim, além de manteiga de cacau e pantenol. “O grande diferencial está nos ativos exclusivos, que ajudam no selamento cuticular do fio”, explica a técnica da marca, Renata Mendonça. Outra característica é conter pigmentos matizantes, capazes de neutralizar tons amarelos, restaurando a cor bonita do cabelo. “Um diagnóstico preciso é essencial e o passo a passo deve ser seguido conforme a marca aconselha. Apesar de ser indicado para todos os tipos de madeixa, recomendo a realização do teste de mechas para garantir segurança ao profissional e o look esperado pela cliente”, lembra Renata. O processo envolve lavagem com xampu antirresíduos e aplicação do Felithi Shampoo Liso Sublime. Em seguida, a cabeleira deve ser secada com secador e pranchada, em mechas finas, de sete a dez vezes. Nas madeixas finas e fragilizadas, a marca indica o uso, também, da máscara It’s Three Minutes nas pontas. Para melhor resultado, antes de finalizar, deve ser usado o Felithi Full BB Cream antes do secador, nos fios úmidos. A manutenção em casa é feita com a linha Extreme Liss.

AGI ONE, S’OLLÉR BRASIL

novos-protocolos-SOLLER

Tratamento profundo para cabelos volumosos, que promete deixá-los lisos em apenas uma aplicação. A marca inova e apresenta três opções. “O grande diferencial é a técnica do co-wash, que limpa sem agredir e ainda realinha o fio”, diz Fátima Riello, técnica.“Na formulação está Seridefrizz® Intense, um sistema de nanopartículas poliméricas que, sob ativação térmica, cristaliza a superfície da fibra, realinhando e hidratando-a”, diz Fátima. Com essa premissa, há o Agi One Sérum, para obtenção do efeito “desmaio” para madeixas grossas e rebeldes; o Agi Co-Wash, para volumosas e com frizz, com long lasting liss; e Agi One Co-Wash Violet, para loiros e com mechas, pois funciona como matizador. Após lavar com xampu antirresíduos, aplica-se o produto. A ação se dá em 20 minutos. Depois, a cabeleira deve ser secada com secador e pranchada de sete a dez vezes. Na manutenção, xampu e condicionador Maintenance Agi One e Thermo Controls para aumentar a durabilidade do realinhamento capilar.

HIGH LISS, TRUSS

novos-protocolos-truss

Reconstruir o fio e ao mesmo tempo alinhar as fibras. Eis a missão dessa linha em duas versões: para cabelos virgens ou coloridos e para loiros coloridos, com luzes ou reflexos (High Liss Blond), que conta com pigmentos antiamarelamento. Em ambos, uma tecnologia selante obtida com a união de aminoácidos biocompatíveis e nanoproteína ácida permite a alteração progressiva da estrutura capilar, colaborando, também, para hidratação, nutrição, penteabilidade, brilho e movimento da cabeleira. A fórmula conta, ainda, com soft amid, kerahair e amazon gloss, que reduzem a estática e o efeito fly-away. “High Liss é um tratamento redutor de volume e frizz, com ação progressiva. Conforme o processo é repetido, as madeixas ficam cada vez mais lisas”, conta Gisele Quintino, técnica máster da Truss. Segundo ela, o produto é indicado para todo tipo de fio e pode ser utilizado em crianças e mulheres grávidas. “Ele tem pH bem baixo, por volta de 2, e alisa por acidez, sem um ativo específico”, explica. Compatível com coloração e luzes, só pede um espaço de uma semana entre a realização de um e de outro.

 

Texto: Carmen Cagnoni (edição de web: Patricia Santos)
Fotos: Divulgação

 

 

Os comentários estão encerrados.