Anvisa proíbe venda de alisantes por conter formol

Vizet lança Intensive Multivitamínico, um tratamento concentrado
Vizet lança Intensive Multivitamínico, um tratamento concentrado
20 de março de 2018
Os cabelos mais desejados nos salões de beleza
Confira os cabelos mais desejados nos salões de beleza
21 de março de 2018
Exibir tudo
Anvisa proibe venda de alisantes por conter formol

Análises feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco mostram que quatro marcas de alisantes tem formol na fórmula

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa proíbe venda de quatro produtos alisantes de cabelo por ter identificado a presença de formol em níveis fora do limite tolerado pela legislação nesses produtos. O formol é uma substância cancerígena e pode causar problemas de saúde no contato com a pele, olhos ou inalação. A Anvisa proíbe os produtos de serem comercializados, distribuídos e divulgados ou utilizados.

Os produtos proibidos são:

Maxxdonna Profissional Matutinha Máscara 02 Redutora de Volume, produzido pela G.A.M. O levantamento apotou que a empresa não regularizou o produto e a análise apontou a presença irregular de formol. Leia aqui a resolução da Anvisa.

Todos os lotes de 2 Step Ingel Maxx Premium Forever Liss Professional, fabricado até 31 de dezembro de 2017, pela ITC Cosméticos. De acordo com a Anvisa, o produto não está regularizado e foi identificada a presença de formol na elaboração. Leia aqui a resolução.

Lote 054 Forever Liss Botox, da empresa Aguss Indústria e Comércio de Cosméticos. A análise de contraprova confirmou a presença irregular de formol. Leia aqui a resolução.

Lote 5444 Bio Amazônica – Argila Terapia, fabricado por Embratec Envaso Ltda. Além de ter sido reprovado na análise do formol, apresentou problemas de rotulagem. Leia a resolução aqui.

Anvisa proibe venda de alisantes por conter formol

A lei

Por ser tóxico, o uso de formol em produtos cosméticos é limitado e permitido apenas como conservante. A concentração não pode ultrapassar os 0.2% e nunca deve ser como alisante. O contato com a substância leva à irritação da pele, dor e queimaduras. A inalação chega a causar irritação na garganta, tosse, diminuição da frequência respiratória e pneumonia.

 

Sem registro

O Royal Power Organic Protein Naturelle, da Naturallmix Cosméticos, também foi suspenso. A empresa notificou o produto na Anvisa, mas não fez a solicitação de registro. Os alisantes precisam ser avaliados previamente antes de chegarem ao mercado. Leia a resolução aqui.

 

Fotos: Pixabay

Os comentários estão encerrados.