Chega de desculpas! Como se tornar um MEI em 4 passos

Enrolados e decifrados: cuidados sob medida para todos os cachos
29 de novembro de 2016
8 esmaltes para arrasar nesse verão
30 de novembro de 2016
Exibir tudo

Assim como profissionais de todos os segmentos, aqueles que atuam no mercado da beleza, sejam cabeleireiros, maquiadores, barbeiros, manicures, esteticistas, entre outros, podem, e devem se regularizar.

gestao-mei-5

Mas esse processo pode ser muito mais simples do que se imagina. Em menos de 10 dias, sem nem sair de casa, é possível se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) e ter seu próprio número de CNPJ. O gasto mensal é de R$ 55, quantia que dá direito aos benefícios previdenciários, como aposentadoria, licença-maternidade e auxílio-doença. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã e é sempre bom garantir o futuro, nem que seja com o mínimo.

O salão ainda pode optar pelo MEI de comerciante, o gasto mensal é um pouquinho mais alto, mas ele permite revender produtos no salão e gerar renda maior. “Acreditamos que os cabeleireiros com CNPJ poderão investir mais na revenda, pois conseguirão a inscrição estadual para comercializar produtos, receita esta que hoje representa mais de 15% do faturamento dos salões”, afirma Bruno Barra, gerente de franquias da Aneethun. A marca, por exemplo, só revende para donos de salão que possuem CNPJ.

Confira os quatro passos para virar um MEI:

1 – Com todos os seus dados (RG/CPF) e o número da declaração de imposto de renda do ano anterior (OU o título de eleitor) em mãos acesse o Portal do Empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/formalize-se.

gestao-mei-1

2 – Após preencher os formulários. Busque o site da Secretaria da Fazenda da sua cidade, e procure pela opção CCM (Cadastro de Contribuinte Mobiliários). Toda atividade comercial, industrial ou de serviço precisa de autorização da Prefeitura para ser exercida. Para o MEI, a autorização (licença ou alvará) é gratuita.

3 – A prefeitura tem até trinta dias para liberar esse cadastro. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a reportagem testou e teve o CCM (Cadastro de Contribuinte Mobiliários) liberada em três dias úteis. Na capital paulista, é possível fazer o cadastro pela internet (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/ccm/). Busque essas informações no site da prefeitura da sua cidade.

gestao-mei-3

4 – Após a liberação do alvará, imprima o DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) e pague mensalmente. Fica a dica: imprima tudo de uma vez e coloque um alerta no celular para não esquecer de pagar. O link é: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/emissao-de-carne-de-pagamento-das

gestao-mei-4

Anote na agenda: o MEI não precisa declarar imposto de renda, mas precisa fazer a declaração anual dos seus rendimentos. O Prazo para entrega da DASN-SIMEI é até às 23:59 do 31 de maio de cada ano. Basta acessar aqui: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/declaracao-anual-dasn-simei-1

gestao-mei-2

Com a nova lei do Salão e Profissional Parceiros, os profissionais não são obrigados a dar notas fiscais. Porém, quem faz trabalho para agências de publicidade ou TV, sabe que muitas delas pedem nota. Sendo MEI, é possível gerar a nota fiscal eletrônica. Consulte no site da prefeitura da sua cidade o que você deve fazer para elaborá-la.

 

Os comentários estão encerrados.